Palestra “Deus Existe?” E a Importância Da Cortesia Na Apologética

Tenho pena que não existam mais recursos em vídeo de Kirk Durston como o que vou partilhar de seguida.

Não costumo colocar aqui textos ou vídeos exclusivamente em Inglês, para não ir contra o próprio slogan do Site, “Apologética em Português”, mas desta vez, e porque sei que há muita gente que visita este site que é fluente em Inglês, abro uma excepção para vos dar a conhecer este Canadiano Doutorado em Biofísica, Mestre em Filosofia, licenciado em Engenharia Molecular, licenciado também em Física e prestes a concluir uma licenciatura em Teologia (ufa!).

Mas o que mais gosto nele, e o motivo pelo qual decidi apresentar-vos este brilhante Académico, é que ele não só é um Cristão que defende o Design Inteligente, como… parece um Cristão. Digo isto porque é muito fácil no mundo de debates e palestras que rodam o tema do Cristianismo e Ciência, sucumbir à tentação de usar de alguma altivez, ironia e sobranceria com quem palestra defendendo a não-existência de Deus, porque normalmente o sarcasmo e o chacotear é o modus operandi da maioria dos que se intitulam neo-ateus.

PZ Meyers debate com Kirk Durston

PZ Meyers debate com Kirk Durston

Ele comporta-se sempre com graciosidade, cortesia e bom senso, mesmo em alturas em que debate com pessoas como PZ Meyers, provavelmente o neo-ateu mais baixo, mesquinho e perverso que alguma vez terão o desprazer de ver, ler ou ouvir.

Kirk é um homem de Deus que percebe que quando se debate com alguém ou quando se está a fazer uma apresentação tentando demonstrar pelas evidências da Ciência a existência de Deus, na verdade o que estamos a tentar é a ganhar uma (ou muitas) almas para Deus, e não a tentar derrotar os argumentos do(s) nosso(s) adversário(s).

Aqui fica então o vídeo de uma palestra dele intitulada “Será que Deus existe?”, na Universidade de Fanshawe no Canadá. Se puderem, vejam os outros vídeos cujo link partilho abaixo.

Aqui poderão ver mais vídeos dele (palestras e debates), aqui poderão ver uma pequena Biografia dele bem como alguns trabalhos avaliados por pares (peer-reviewed) que ele já publicou, e finalmente aqui terão acesso ao seu blog pessoal.

Facebooktwittermail

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.