Design Inteligente vs Naturalismo

Admito sem qualquer receio que se encontram com facilidade dezenas de argumentos em favor de Teorias Naturalistas numa pesquisa rápida na Internet. Isso não é nem difícil nem causador de espanto – é assim que a cosmovisão Ateísta avança em pleno séc. 21, onde a informação disponível é vastíssima mas o interesse intelectual para a questionar e analisar é pouca ou nenhuma.

Mas, e se no percurso dessa pesquisa encontrarmos 1 só argumento contra essa Teorias, devemos prestar atenção?
E se forem muitos argumentos contra?
E se esses argumentos assentarem sobre sólidas evidências que as áreas da Biologia, Química, Cosmologia, BioQuímica, Sistemas de Informação, e outras nos dão a conhecer dos seus estudos, observações e conclusões publicadas muito recentemente, na última década?

Que outra hipótese teremos -isto se, de facto, nos consideramos e acima de tudo nos desejamos comportar como Seres lógicos e racionais- que não a de prestar muita atenção a esses argumentos?

Veja por favor a seguinte palestra do Dr. Marcos Eberlin na Universidade Federal do Mato Grosso, Brasil, de Julho do ano passado intitulada “Design Inteligente”.

Só ignora ou é contra o Design Inteligente:
a) quem nunca viu uma apresentação a favor do D.I. à luz das recentes descobertas científicas
b) quem quer a todo o custo negar as suas óbvias conclusões, no que à existência de um Criador diz respeito.

Resumo:

até aos 7 minutos – apresentação da palestra com o tema “Complexidade Irredutível” e introdução ao tema do Design Inteligente e à consequência que estas evidências têm na vida do Ser Humano. Sem design não há uma mente. Sem design não há propósito. Quem acredita no Design Inteligente só pode acreditar em Deus. Quem não acreditar só pode ser Ateu.

8m – Apresentação do conceito filosófico de causa-efeito. O Universo e a Vida são um efeito. Qual é/foi a sua causa? Ou forças/causas naturais ou forças/causas sobrenaturais.

14m – Padrões de inteligência demonstram a existência de uma mente.

17m – Dr. Eberlin fala sobre Michael Behe e o seu livro “Caixa Preta de Darwin”. Exemplificação do conceito Complexidade Irredutível. Demonstração da irredutível complexidade do Flagelo Bacteriano.

25m – Complexidade no Universo

33m Constantes Universais – 26 medidas ou valores exatos e precisos sem os quais não existiria a Vida. Estas evidências cientificas apontam claramente para a existência de uma mente criadora e um propósito para tudo o que conhecemos.

No resto da palestra é demonstrada a complexidade química que está presente nas mais básicas formas de vida.

Curta Biografria do Dr. Eberlin, retirada do seu Website:

Graduação (1982), mestrado (1984) e doutorado (1988) em Química pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e pós-doutorado no Laboratório Aston de Espectrometria de Massas da Universidade de Purdue, USA (1989-1991).

Atualmente é professor titular MS-6 da Universidade Estadual de Campinas, na qual coordena o Laboratório ThoMSon de Espectrometria de Massas (http://thomson.iqm.unicamp.br).

É membro da Academia Brasileira de Ciências (2002) e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2005).

Prêmio Zeferino Vaz de Reconhecimento Acadêmico (2002) e Prémio Scopus-Capes (2008) de excelência em publicações e formação de pessoal.

É presidente (2009) da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas (IMSF) e vice-presidente da Sociedade Brasileira (BrMASS), e editor associado do periódico Advances da Royal Society of Chemistry.

Orientou vários mestres, doutores e pós-doutores e seu grupo de pesquisa conta hoje com cerca de 45 pesquisadores. Já publicou cerca de 450 artigos científicos (2010) com mais de 6000 citações em áreas diversas da Química e Bioquímica, e Ciências

dos Alimentos, Farmacêutica e dos Materiais.

 

Recomendo que vejam os outros vídeos deste homem da Ciência e Apologista Cristão presentes no Youtube. Entre palestras, apresentações e debates, existe muito material de grande interesse para a defesa racional da fé no Cristianismo.

Facebooktwittermail

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.